“Inicialmente a renda era limitada ao figurino utilizado na corte e entre os membros do clero, normalmente em tecidos de fio de prata, de ouro ou de seda. Nos séculos XVII e XVIII ela já se estendia aos detalhes de acessórios criados para enfeitar os cabelos, a babados, aventais e adornos de vestidos.

No princípio do século XIX a renda já era algo usualmente presente em vestidos, casacos, luvas, enfeites de guarda-sóis, lenços, xales, mimos, mantilhas lançadas sobre os ombros, entre outras peças do vestuário. Como hoje, em pleno século XXI, quando ela é encontrada nos pormenores do figurino feminino.

A diferença é que em nossos dias este tecido pode se impor no look como um todo, em calças, vestidos, nas sobreposições e em trajes estampados para as mais intrépidas. No Brasil ela intensifica o poder de sedução do público feminino. Aliás, em nosso país a renda desembarcou junto com a família real portuguesa, e nunca mais abandonou as terras tropicais.

As primeiras rendeiras surgiram na região nordeste do Brasil; elas elaboravam tramas confeccionadas com linho. Aos poucos este ofício, transmitido de mães para filhas, passou a ser exercitado com matérias-primas como algodão, seda, viscose, náilon e elastano.

Este procedimento transformou a renda em um material de menor custo e, por isso mesmo, menos elitista. Durante boa parte do século XX este tecido ficou restrito a pequenos detalhes das roupas 
íntimas e dos trajes de noiva. Hoje ela retoma seu lugar por excelência no universo da moda.“










Tipos de renda...RENDA CHANTILLY: É a renda mais tradicional e leve. Frágil e delicada, não tem relevo. As de seda são mais pesadas e tem mais brilho, as de algodão são mais maleáveis...RENDA GUIPURE: É a renda mais pesada e nobre. Os desenhos são unidos e se repetem. Tem um relevo como um bordado. Na alta-costura, renda guipure é costurada à mão...RENDA SUTACHE: Fios de sutache se sobrepõe ao desenho da renda, em pé ou deitados, costurados sobre rendas do tipo Chantilly ou algodão. Tem relevo destacado e quanto mais delicado o sutache, mais sofisticado é o material...RENDA RICHELIEU: Renda bordada e recortada, formando desenhos vazados sobre o tule. Surgiu no século 17, obra do cardeal Richelieu, que surpreendeu a corte francesa com as golas e os punhos enriquecidos com o bordado...RENDA MARISCOT: Renda delicada tecida em seda ou algodão. Tem desenhos repetidos e se presta para sutaches e bordados...RENDA VALENCIENNES: Em português, valenciana. É um tipo muito fino de renda de bilro, que tem o fundo delicado. Ganhou o nome da cidade onde se originou...RENDA DE TULE: Pequenos buquês ou motivos geométricos soltos sobre o tule preservam a delicadeza e a transpaência do tecido.